?#Juntos Podemos Mais

Márcio Bins Ely

#JuntosPodemosMais

NOTÍCIAS DO MÁRCIO

Fim dos alagamentos

Projeto de lei prevê instalação de sistema para evitar alagamentos

22 de novembro de 2017 / postado por assessoria

O vereador Márcio Bins Ely apresentou o projeto de lei 282/17 que prevê a implantação de um sistema de prevenção de enchentes, conhecido como bueiro inteligente. O equipamento evita alagamentos, otimiza o trabalho das equipes de limpeza e retém resíduos que são encaminhados à reciclagem.

O bueiro inteligente tem um filtro, para reter o material sólido, conectado a software, que avisa a central de eletrônica de monitoramento quando os resíduos chegam a 80 por cento de sua capacidade. Dessa forma, a equipe de limpeza é avisada, via celular, sobre a condição de armazenamento de cada bueiro (nível baixo, médio ou alto). Além de evitar alagamentos e enchentes, o equipamento permite um melhor aproveitamento das equipes de limpeza.
Com a instalação dos sensores, a execução dos serviços passa a ser realizada com base nos alertas recebidos, em vez de atender num cronograma pré-determinado. O recolhimento dos resíduos só é realizado quando efetivamente for necessário.

Segundo o vereador Márcio Bins Ely, o sistema vai resolver os problemas dos alagamentos e enchentes, que causam prejuízos à população:

– O investimento inicial é maior que a instalação do sistema de bueiros comuns, mas é uma solução definitiva e preventiva, não corretiva como acontece atualmente. É preciso fazer a comparação entre o custo e o benefício.

O sistema foi instalado em várias cidades: São Paulo, Campo Grande (MS) e Governador Valadares (MG) e na região do Porto Maravilha no de do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, cerca de 110 bueiros com sensores foram colocados em pontos onde ocorrem os alagamentos no noroeste da cidade. A previsão é instalar um total de 250 em pontos mais críticos nos bairros Mooca, Sé, Butantã, Pinheiros e Lapa.
A avaliação do funcionamento do sistema mostrou resultados positivos. Além de evitar alagamentos e enchentes, o equipamento otimizou o correto direcionamento das equipes de limpeza, que atuam com base nos alertas dados pelo equipamento.
Com o sistema convencional, é possível recolher o lixo de 40 bueiros por dia, com a instalação do sistema de bueiro inteligente o número pode chegar até 250. O sistema também pode gerar mais oportunidades de trabalho com a reciclagem do material recolhido.

COMPARTILHE
BUSCA
CATEGORIAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acompanhe o Márcio nas Redes Sociais
GABINETE DO VEREADOR MÁRCIO BINS ELY
Av.Loureiro da silva, 255/SL.249
Centro Histórico- Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3220.4242
E-mail: marciobinsely@terra.com.br

#Juntos Podemos Mais

Márcio Bins Ely

vereador