?#Atitude para Mudana

Márcio Bins Ely 12345

#Atitude para Mudana

NOTÍCIAS DO MÁRCIO

Identidade Cultural com o Tango

Valorização da Cultura Comemoração do Dia do Tango em Porto Alegre

16 de novembro de 2017 / postado por assessoria

O vereador Márcio Bins Ely entregou a Lei 12.174/16, que inclui o Dia do Tango – em 10 de novembro – no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre ao músico, compositor, pesquisador e escritor, Whashington Gularte, que sugeriu a celebração da data. A iniciativa do vereador visa a resgatar o vínculo e identificação de Porto Alegre com tango, ritmo musical e a dança, que nasceram no final do século XIX.

Washington Gularte é autor do livro “O Tango em Porto Alegre (1914 – 2014) ”, que conta a história desse ritmo portenho e platense na Capital. A obra mostra a relevância da nossa identidade artístico-cultural com o tango, construída pela parceria entre brasileiros, uruguaios e argentinos.

Importância mundial

Porto Alegre ocupou, no século passado, um lugar de destaque internacional no mundo discográfico e tangueiro.
Com o início da I Guerra Mundial, em 1914, as capitais platinas passaram a gravar e prensar na gravadora “A Eléctrica”, instalada em Porto Alegre pelo italiano Saveiro Leonete. Em 1914, a “A Elétrica” gravou e prensou o tango El Chamo o, de autoria do maestro Francisco Canário, uruguaio naturalizado argentino. Até a famosa dupla Gardel e Razão gravou um disco que foi prensado na gravadora porto-alegrense de projeção internacional.
Segundo a obra de Goulart, esses fatos geraram um efervescente intercâmbio social, econômico e cultural, principalmente com Buenos Aires e Montevidéu.
Era uma época áurea do tango em bares, confeitarias, boates e cabarés, como o Maipú e a American Boate, e em cassinos, como o famoso Clube dos Caçadores.
Nos anos 1930 e 1940, o tango fazia sucesso nos programas de auditório das rádios Gaúcha e Farroupilha. Na década de 50, ouvia-se tango, ao vivo, todas as tardes na Confeitaria Indiana, na Rua da Praia.
De 1974 a 2003, Porto Alegre teve casas noturnas de projeção nacional e internacional, como La Cumparsita, Mano a Mano, Bandoneon Caminito e El Tango.
Em 1977, surgiu o programa de rádio “Tangos en la Noche”, apresentado e produzido por Roque Araújo Vianna durante 37 anos.
O tango segue prestigiado em Porto Alegre em academias de dança, oficinas comunitárias, milongas e festivais internacionais com ênfase na dança.

COMPARTILHE
BUSCA
CATEGORIAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acompanhe o Márcio nas Redes Sociais
GABINETE DO VEREADOR MÁRCIO BINS ELY
Av. Loureiro da Silva, 255/249
Centro Histórico- Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3220.4242
E-mail: marciobinsely@terra.com.br

#Atitude para Mudana

Márcio Bins Ely

Vereador