?#Atitude para Mudana

Márcio Bins Ely 12345

#Atitude para Mudana

NOTÍCIAS DO MÁRCIO

Desenvolvimento e Igualdade Social

Papel da sociedade na cooperação entre países do BRICS

13 de junho de 2017 / postado por assessoria

O secretário de Relações Internacionais do PDT, vereador Márcio Bins Ely,  participou do Fórum de Partidos Políticos do BRICS (Bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizado em Fuzhou, na China, dias 10,11 e 12 de junho.
O encontro reuniu mais de 400 representantes dos membros do BRICS e de outros países para discutir novas formas de intercâmbio entre os partidos políticos, think-tanks (organizações ou instituições que produzem conhecimento sobre assuntos estratégicos com vistas a promover transformações sociais, políticas, econômicas ou científicas) e organizações não-governamentais entre os países do bloco.

A primeira intervenção do vereador, realizada dia 10, tratou do “Papel de líderes dos partidos políticos para promover a cooperação”:
– As lideranças partidárias são peças fundamentais para promover a cooperação entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Essa importância pode ser relacionada às agendas interna e externa do bloco. Na agenda interna, as lideranças podem ajudar os países, estreitar a cooperação e os negócios entre si, criando elementos que preservem seu crescimento econômico e desenvolvimento social.
Na agenda externa, podem auxiliar na busca de um posicionamento a respeito de diferentes temas como meio ambiente, investimentos e segurança, entre outros.
As lideranças políticas também têm um papel importante no sentido de apresentarem novas ideias ou soluções para a agenda global, um novo caminho e propostas inovadoras.

No dia 11, o tema da participação do vereador tratou do “Papel dos partidos políticos no desenvolvimento nacional e cooperação internacional dos países do BRICS”.
– Os partidos políticos são instituições fundamentais à democracia. Traduzem o pensamento de parcelas da sociedade no campo político-ideológico. O papel dos partidos políticos é impulsionar novas ideias e mobilizar a população para a construir alternativas para nossa sociedade. Nosso partido, o PDT, atua nessa direção. Tem compromisso com a defesa dos trabalhadores, proteção das relações sociais e de trabalho, compromisso com a educação, democracia, justiça social, acesso à saúde e à defesa do meio ambiente. Partindo dessa orientação filosófica e ideológica, nosso partido se alinha ao BRICS no sentido de buscar uma nova ordem econômica e política mundial, que poderá substituir a ordem construída no final da segunda guerra mundial, assentada no Banco Mundial, no FMI e no dólar. O PDT une-se ao BRICS em relação ao ponto de convergência, que é a atuação conjunta pela democratização das relações internacionais, fortalecimento do multilateralismo e promoção do desenvolvimento.

No tema do dia 12 de junho, “Juntando Toda a Sabedoria e Esforços para o Desenvolvimento Comum e um Futuro Mais Brilhante”, o vereador Márcio Bins Ely destacou a importância da participação da sociedade civil para o BRICS avançar na institucionalização de seus sistemas de cooperação, transparência e debate público:
– A participação da sociedade é o caminho para o enfrentamento das injustiças sociais. A sociedade civil organizada dos países que integram o BRICS tem o dever de empenhar esforços para influenciar o debate sobre o modelo de desenvolvimento que pretendem promover e os possíveis impactos nas populações dos países que receberão seus investimentos.
Temos que trabalhar para promover a articulação e mobilização na sociedade civil de nossos países, por meio de um processo de engajamento, de solidariedade transnacional, troca de informações e debate entre organizações e movimentos nos processos relacionados ao bloco.
O incentivo à participação a sociedade civil, as cooperações baseadas também em princípios de solidariedade poderão tornar os países do BRICS agentes de transformação do mundo, que não sejam uma elite entre os países emergentes. Nossos países poderão contribuir para criar um mundo mais democrático, um mundo em que a voz de todos seja ouvida.

 

COMPARTILHE
BUSCA
CATEGORIAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acompanhe o Márcio nas Redes Sociais
GABINETE DO VEREADOR MÁRCIO BINS ELY
Av. Loureiro da Silva, 255/249
Centro Histórico- Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3220.4242
E-mail: marciobinsely@terra.com.br

#Atitude para Mudana

Márcio Bins Ely

Vereador