?#Atitude para Mudana

Márcio Bins Ely 12345

#Atitude para Mudana

NOTÍCIAS DO MÁRCIO

Resgate cultural

Dia do Tango terá comemoração oficial

7 de Abril de 2017 / postado por assessoria

Porto Alegre tem uma data oficial para comemorar o Dia do Tango: é 10 de novembro, que faz parte do Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre. A Lei 12.174, de autoria do vereador Márcio Bins Ely, visa à promoção de eventos para resgatar a relação dos gaúchos com o tango:

– O objetivo é promover eventos que fortaleçam o fluxo turístico artístico-cultural com a Argentina, o Uruguai e outros locais do Brasil.

O tango é um dos gêneros musicais que evoluiu no mundo e é a dança de salão mais dançada no planeta. Em setembro de 2009, passou a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial Rio-platense (pertencente ao Uruguai e a Argentina) e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Porto Alegre tem uma relação próxima com o tango, que começou há mais de um século. Essa história está no livro O Tango em Porto Alegre (1914-2014) do escritor, músico, compositor e pesquisador Washington Gularte. Segundo ele, em 1914, a gravadora gaúcha A Eléctrica, com projeção internacional, gravou e prensou o tango El Chamuyo, primeiro disco do ritmo gravado no Brasil. Naquela época, Porto Alegre tinha uma intensa vida tangueira em bares, confeitarias, boates, cabarés, como o Maipú e a American Boate, e em cassinos, pois o jogo era liberado.
Em 2000, a Prefeitura de Porto Alegre realizou o I Festival Internacional de Tango, em parceria com Buenos Aires. O festival passou, a partir de 2012, a integrar o Calendário de Eventos de Porto Alegre.

COMPARTILHE
BUSCA
CATEGORIAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acompanhe o Márcio nas Redes Sociais
GABINETE DO VEREADOR MÁRCIO BINS ELY
Av. Loureiro da Silva, 255/249
Centro Histórico- Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3220.4242
E-mail: marciobinsely@terra.com.br

#Atitude para Mudana

Márcio Bins Ely

Vereador