?#Juntos Podemos Mais

Márcio Bins Ely

#JuntosPodemosMais

NOTÍCIAS DO MÁRCIO
Solidariedade

Solidariedade

Lançada Frente Parlamentar de Incentivo à Doação de Órgãos e Sangue

15 de agosto de 2017 / postado por assessoria

A emoção tomou conta do ato de lançamento da Frente, presidida pelo vereador Márcio Bins Ely, quinta-feira (10/8), na Câmara Municipal. Depoimentos de médicos, pessoas que receberam transplantes de órgãos e de quem ainda espera por um órgão sensibilizaram os presentes para a necessidade de aumentar o número de doações.

No evento, que lotou o Plenário Ana Terra, o vereador se colocou à disposição de pacientes e médicos para realizar ações e sugerir propostas, além de registrar a importância de quem trabalha em transplante:

-Manifesto também meu reconhecimento aos médicos e equipes que trabalham incansavelmente nos setores de transplantes e nos bancos de sangue. Registro também minha admiração pelas famílias que, generosamente, fazem da dor um momento de grandeza e doam os órgãos e os tecidos de um ente querido que perderam.

O primeiro depoimento foi dado por Vanda Roza, que recebeu um transplante de fígado e se declarou muito feliz com a Frente:

- Eu renasci. Estava quase partindo para outra, quando consegui um novo fígado. Faz só nove meses que me operei na Santa Casa. Dois meses depois eu já estava serelepe da vida. Hoje estou muito bem. Agradeço a Deus e à medicina e, principalmente, a quem me doou o órgão.

    Faltam doações

Hoje, segundo o presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e chefe da Unidade de Transplantes Renais do Hospital de Clínicas, Roberto Manfro, 35 mil pessoas esperam por um transplante no Brasil, dessas 1.300 são do Rio Grande do Sul. Por essa razão, Manfro destaca a importância da criação da Frente para esclarecer as dúvidas:

-A educação é importante para desenvolver a confiança nos processos que envolvem a doação e o transplante. As pessoas precisam entender que precisamos dos órgãos para ajudar outras pessoas e que talvez a doação seja nosso último ato de bondade.

O coordenador de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, nefrologista Valter Duro Garcia, explicou que o transplante é a única terapêutica que depende diretamente da sociedade, por meio da doação. Por isso, segundo ele, é necessário criar o Registro Nacional de Doadores:

- Além disso, o SUS precisa destinar mais recursos para o setor de transplantes e investir na educação na organização do sistema.

A criação da Frente também foi motivo de comemoração por parte da presidente da instituição Via Vida-Pró-doações e Transplantes, Maria Lúcia Kruel Elbern:

- Esperamos fazer parte desta parceria para levar mais informação para a sociedade e para estimular as doações aconteçam. É fundamental o trabalho de prevenção para que as pessoas cuidem de seus órgãos e não precisem de transplantes no futuro.

                                                 Faltam leitos e doadores

A Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas, criada há 23 anos, já realizou mais de 23 mil procedimentos e há um grande número de doadores, mas é preciso ampliar o número de leitos:

- Esta é a principal dificuldade. Poucos locais fazem esse tipo de transplante e praticamente só o Hospital de Clínicas faz pelo SUS.

Para a chefe do Banco de Sangue do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, médica hematologista Eliete Pereira, é importante mostrar que doar sangue e órgãos faz a diferença:

-A doação ajuda a mudar destinos, e deveria fazer parte do nosso dia a dia. As pessoas têm opinião para tudo nas redes sociais, mas, infelizmente, se fala muito pouco sobre doação.

O coordenador da Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, Cristiano Franke, destacou que o Rio Grande do Sul foi pioneiro na área de transplantes, com um número maior proporcionalmente a sua população:

- Há eficientes equipes no Estado, que registraram um crescimento de 30% nos últimos dois anos. Isso possibilitou que muitas pessoas fossem atendidas e saíssem da fila de espera, mas ainda faltam órgãos para atender às necessidades.

COMPARTILHE
BUSCA
CATEGORIAS
  • Nenhuma categoria
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acompanhe o Márcio nas Redes Sociais
GABINETE DO VEREADOR MÁRCIO BINS ELY
Av.Loureiro da silva, 255/SL.249
Centro Histórico- Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3220.4242
E-mail: marciobinsely@terra.com.br

#Juntos Podemos Mais

Márcio Bins Ely

vereador